quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Carros Clássicos: DKW-Vemag Belcar

DKW-Vemag Belcar

O DKW-Vemag Belcar é um automóvel nacional produzido pela Vemag sob licença da fábrica alemã DKW. Sua produção foi entre 1958 e 1967. Foram produzidas 51.072 unidades do DKW-Vemag Belcar.

O DKW-Vemag Belcar era derivado do sedã DKW F94 que tinha fama pela sua estabilidade, conforto interno, espaço para até seis pessoas e mecânica robusta.

Inicialmente, o DKW-Vemag Belcar era conhecido como "Grande DKW-Vemag", mas recebeu logo em seguida a denominação de Belcar, derivado do inglês "Beautiful car", isso em 1961. 
Em 1958, dado o início de sua produção, o DKW-Vemag Belcar tinha pouco mais de 50% de suas peças nacionais, aumentando gradativamente até o fim de sua produção em 1967.

Veja sua trajetória:

Em 1958 a Vemag lança o "Grande DKW-Vemag" e a "Perua DKW-Vemag", derivados do DKW F-94 alemão e produzidos sob licença da Auto Union. Ambos são equipados com um motor de 900 cm³. Em 1959, passa a ser equipado com o motor de 1000 cm³.

Em 1961 o "Grande DKW-Vemag" passa a ser denominado de Belcar, de "beautiful car". Além disso, foram retirados os frisos da tampa do portamalas e o párachoques e as calotas são redesenhados.
É o primeiro automóvel a passar por um teste pela Revista Quatro Rodas.

Em 1963 as rodas passam a ter doze janelas de ventilação para os freios, que perduraria até o final da produção.

Em 1964, a segunda série de produção passou a ter portas com abertura no sentido tradicional, a favor da segurança, e as maçanetas foram redesenhadas.

Em 1965 foi lançada a série Rio, em homenagem aos quatrocentos anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro. O Belcar e a Vemaguet passam a ser equipados com o Lubrimat, lançado meses antes juntamente com o Fissore.

Em 1967 o Belcar passa por modificações estéticas que lhe conferem quatro faróis e uma grade que os envolve de um lado ao outro na dianteira. A instalação e os equipamentos elétricos passam a operar em 12V. Em setembro é lançada a série S, que recebe o motor S, do Fissore, e em dezembro sua produção é encerrada.

Características Técnicas

Vamos nos basear no DKW-Vemag Belcar de 1967, que serve de base para os outros modelos:
O motor do DKW-Vemag Belcar tinha ciclo de dois tempos, resfriado a água por termo-sifão, ou seja, sem bomba de água, três cilindros em linha com 74mm de diâmetro e 76mm de curso, volume de 981 cm³ (1000cc), taxa de compressão de 7,1:1 a 7,3:1, potência de 50CV SAE a 4500rpm, torque de 8,5 kg.m a 2250rpm, com sistema Lubrimat para lubrificação automática.

Carburador descendente Brosol 40 CIB, com gicleur principal 132,5, gicleur de combustível de marcha lenta g-50, corretor de ar da marcha lenta 1,7, corretor de ar principal 110, gicleur de combustível do afogador 160, corretor de ar do afogador 3,5, venturi 32, emulsionador 46, agulha da bóia 1,5 e parafuso de ajuste da mistura da marcha aberto 3 a 4 meias voltas.

Curiosidade: seu motor possui sete peças móveis, sendo três pistões, três bielas e um virabrequim.
Caixa de câmbio com 4 marchas a frente, todas sincronizadas, uma a ré com roda livre desligável por cabo abaixo do painel.

Embreagem tipo monodisco a seco, com embreagem semi-automática Saxomat opcional. Folga da embreagem na borboleta de ajuste de aproximadamente 4 mm, não aplicável para a embreagem semi-automática Saxomat.

O Belcar S e Vemaguet S (Última série de 1967) usavam o mesmo motor fornecido para o Fissore; ciclo de dois tempos, resfriado a água por termo-sifão (sem bomba de água), três cilindros em linha com 74mm de diâmetro e 76mm de curso, volume de 981 cm³ (1000cc), taxa de compressão de 8:1, potência (declarada) de 60CV SAE a 4500rpm, torque de 9 kg.m a 2500rpm, com sistema Lubrimat para lubrificação automática. Apesar da controvérsia sobre a real potência (e até sobre a real existência) do "motor S", O Belcar S testado pela Revista Quatro Rodas apresentou desempenho nitidamente superior ao normal.

Desempenho

Belcar até 1a Série de 1967 (Motor 1000):
Velocidade máxima estimada, 120 a 125 km/h.
Aceleração de 0 a 80 km/h em 17,1s;
aceleração de 0 a 100 km/h em 31,3s.
Belcar S (Última série de 1967 com motor 1000S de 60 HP):
Velocidade Máxima 128 km/h (melhor passagem a 133 km/h) Aceleraçao de 0 a 100 km/h em 25,5s.


Consumo

Consumo de combustível na cidade, média de 6,7 km/l; consumo na estrada, média de 8,5 km/l;
consumo de 11,9 km/l a velocidade constante de 40 km/h em terceira marcha e de 12,9 km/l em quarta marcha;
consumo de 13,3 km/l a velocidade constante de 60 km/h;
consumo de 11,8 km/l a velocidade constante de 80 km/h;
consumo de 9,5 km/l a velocidade constante de 100 km/h;
consumo de 8,5 km/l a velocidade constante de 120 km/h.
Uma curiosidade muito grande, é que simplesmente rebaixando o cabeçote, o motor pode andar a mais de 130 km/h.

Fonte: Wikipedia