quarta-feira, 3 de abril de 2013

Potência de bancada VS Potência real do seu carro - Há diferenças?

Potência de bancada VS Potência real do seu carro - Há diferenças?
Potência de bancada VS Potência real do seu carro 
Olá pessoal. Hoje vou falar sobre a potência que as fabricantes divulgam de seus carros, versus a potência real, ou seja, a potência que seu carro realmente tem. Há muita diferença nisso? Quanto de potência o carro perde em média?



Pois bem, a potência divulgada em ficha técnica nada mais é que a potência gerada pelo motor em bancada, ou seja, ele não tem perda de potência significativa gerada por atritos e transferências de torque. O que eu quero dizer, é que quando o motor é acoplado no carro, ele perde alguns cavalos, pois tem que passar pelo câmbio, diferencial, manga de eixo, rolamentos, rodas e por fim pneus.

Por isso o teste no dinamômetro nunca informará a potência que o veículo têm de fábrica, lógico é claro que se a montadora informou a potência gerada no dinamômetro poderá sim se igualar, mas são raros as exceções.

Geralmente o veículo perde de 2% até 7% de sua potência informada. E para isso há vários fatores determinantes:
1 - Pneus descalibrados geram resistência
2 - Filtro de ar sujo gera resistência
3 - Filtro de combustível sujo gera resistência
4 - Bicos injetores desqualizados geram resistência
5 - Corpo de borboleta carbonizado gera resistência
6 - Óleo diferente do especificado gera resistência, entre outros fatores.

Como exemplo, um Marea de 400 cv com motor em bancada, chegou a ter 350 cv quando medido em dinamômetro.

Também é importante lembrar que com o passar do tempo, com o desgaste das peças de atrito, o carro vai perdendo sua potência original.

A seguir acompanhe o vídeo:




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